Ação Educativa

 

 

A cultura e a educação são áreas revolucionárias por natureza e, por meio delas, é possível mudar a visão de mundo e criar outras maneiras de olhar e agir.

O Programa Educativo do Museu dos Brinquedos busca contribuir com este processo propiciando momentos de diversão e reflexão. E é com prazer que compartilhamos abaixo esta experiência! Bom trabalho!​

Exposição permanente

Tempo Será - histórias e memórias do brincar

Pequenos blocos de madeira coloridos e versáteis que juntos criam cenários e histórias, estimulando o faz de conta, a imaginação e descobertas por meio da experiência individual. Apreciado por adultos e crianças, o tradicional brinquedo “O Pequeno Construtor” foi escolhido pelo Museu dos Brinquedos como referência para a montagem da sua exposição de longa duração, que desde setembro de 2018 está sendo apresentada ao público.

A visão estética e a lógica de funcionamento brinquedo dão o tom da exposição, que proporciona aos visitantes explorar o acervo de forma fluida e por módulos temáticos. O eixo central é a experiência lúdica, de aprendizagem e deslocar a atenção do objeto em si para a relação estabelecida entre o visitante e o acervo. Para tanto, vamos busca-se não só apresentar história dos brinquedos, mas também explorar a relação deles com os contextos que vivemos coletivamente e também individualmente, acionando fatos históricos e as memórias de infância de cada um.

Outro destaque é a valorização de um dos maiores patrimônios que o Museu tem: a casa, tombada pelo patrimônio histórico de Belo Horizonte. Nessa grande reforma de 2018, janelas foram descobertas, paredes de gesso não originais foram retiradas, pisos originais foram recuperados. Tudo para que a ambientação permita ao visitante se reconhecer inserido em um lugar também cheio de memória.

Patrocinada pelo Instituto Unimed-BH, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a nova museografia foi idealizada pela artista plástica Angelina Camelo Bagetti e a Diretora Executiva do Museu Tatiana de Azevedo Camargo, Projeto Arquitetônico assinado pelo Dois Design e Arquitetura e ainda participação de artistas Paulo Emilio Rocha Luz e Fabiola Rosa (criação de marionete e objetos cenográficos), Mariana Abasolo (animações digitais), Clara Valente (pintura em mural) e Otávio Santiago (design gráfico).

Para conhecer melhor o acervo, acesse o link http://www.museudosbrinquedos.org.br/acervo/

Ação educativa para grupos escolares

A arte e a educação são áreas revolucionárias por natureza. Ser artista e educador é, permanentemente, propor ao público e a si mesmo o exercício constante de reflexão, criação e descoberta de novos caminhos no processo de aprendizagem.

Quando unimos arte, patrimônio, história e memória coletiva e individual aos conteúdos programáticos da educação formal podemos atravessar teorias e práticas e propor um aprendizado através de experiências que respeitam, consideram e valorizam a identidade e diversidade de nosso público. O que cada indivíduo experimenta e tira disso é aquilo que verdadeiramente aprende.

E é nesse sentindo que a Ação Educativa e Cultural do Museu dos Brinquedos se consolida. Muito mais que conhecer uma exposição e participar de uma atividade lúdica-pedagógica, busca-se propor experimentações que despertam reflexões e ações quanto à maneira que cada um vivencia o mundo e se reinventa dia após dia. Confira a seguir:

Baixe nosso Programa Educativo