.png)
QUEM ACREDITA
O Museu dos Brinquedos conta com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e do Governo de Minas Gerais; e com o apoio do Instituto Unimed-BH, via Lei Rouanet – com recursos de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH –, além das empresas Marcelo Guimarães Advogados e Associados e Decta Contabilidade.

Um museu para a criança que sou
Um museu para o cheiro de grama molhada, para a sensação de pisar o barro.
Um museu para a primeira boneca, para o primeiro dia de aula, para o primeiro gol na pelada de rua.
Um museu para a alegria das manhãs, para o riso, para a memória, para a saudade.
Um museu que eternize a infância não com a distância da vida que ventou e do tempo que passou, mas com a proximidade de saber que nós vivemos e brincamos tudo aquilo.
E que também por isso somos quem somos.
Daí que fizemos um museu assim, pra entrar sorrindo e sair menino. Um museu para quem já foi criança e fez da boneca a melhor amiga, da bola de gude a maior conquista, de cada jogo uma aventura.
Um mundo para viver o lúdico. O Museu dos Brinquedos.
Nossa História
O Museu dos Brinquedos foi aberto em 2006 com a missão de preservar e valorizar a infância no Brasil. Na Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, funciona continuamente terça à sábado, durante todo o ano.
De uma coleção particular de brinquedos de uma senhora conhecida como Vovó Luiza, o olhar foi apontado para a valorização do ato de brincar e vem se consolidando como uma instituição que a cada dia desenvolve e implementa projetos que visam a valorização e o fortalecimento da infância.
Mergulhada nessa travessia, a instituição vivencia dia após dia o potencial da cultura da infância como revolucionária por natureza e de como, por meio dela, é possível contribuir com mudanças essenciais no mundo: mais proximidade com o genuíno, o humano, a paz e a afetividade entre as pessoas.
Por isso, a prática diária do Museu dos Brinquedos, tanto em sua sede e em seus projetos itinerante, é propor atividades lúdicas que resgatam e ressignificam o tempo e o espaço do brincar livre para as crianças, bem como também para o ser brincante presente dentro dos adultos. Além disso, busca-se através de ações de formação de pais, educadores e a comunidade em geral estimular o brincar com ferramenta de requalificação dos vínculos afetivos entre adultos e crianças.

Eu fui na casa da vovó Luiza
Uma casa bonitinha em uma avenida grandona, com nome de presidente. Tem quintal, tem olho que brilha, tem educação, cultura e lazer. A casa é do patrimônio histórico da cidade de Belo Horizonte e de quem sabe brincar. E é também de quem quiser pesquisar, preservar e divulgar a brincadeira e o jogo. São 5 mil brinquedos no acervo e 800, de diversos países, em exposição permanente. Agora falta contar quantos sorrisos eles despertam.

Brincar no Museu dos Brinquedos!
Venha aprender e se divertir com a gente aos sábados e feriados!

Conheça Nossa Equipe
Nossa equipe é formada por profissionais dedicados e apaixonados por educação e cultura.
Parceiros
Trabalhamos em conjunto com organizações comprometidas com a educação e a cultura para oferecer experiências enriquecedoras aos nossos visitantes.
.png)
Home
Sobre
Programação
Educativo
Aniversário
Contato
FUNCIONAMENTO E HORÁRIOS
de terça à sexta
das 9hs às 12hs e das 13hs às 16hs
sábados e feriados
das 9:30 às 12:30 e das 14hs às 16hs
endereço
Contato:
31 9 7170-1480
31 3261-3992
Valores:
R$20,00 (meia-entrada)
R$40,00 inteira
*CONFIRA A NOSSA PROGRAMAÇÃO